Informações de contato

Rua Dimpina Pereira Schwartz, 186
Bairro: Governador Roberto Silveira, Itaperuna-RJ

Estamos prontos para te atender
POLíTICA

O que você quer do novo prefeito de Itaperuna?

Qual desses vai merecer o seu voto nesta eleição?

Fotos: Vítor Dutra

 

Estamos no meio de outubro e se o mundo estivesse em suas condições normais de temperatura e pressão, já saberíamos quem seria o novo prefeito e os 13 vereadores que assumiriam a frente da administração de Itaperuna a partir de 1 de janeiro de 2020. Mas não estamos em momento de normalidade, e, portanto, as eleições foram reorganizadas para o próximo dia 15 de novembro.

De acordo com Suziane Rossi, a chefe do Cartório Eleitoral de Itaperuna, temos 74.471 eleitores aptos a votar por aqui. De olho na cadeira – e na caneta – principal da prefeitura temos 9 candidatos disputando a tapa esse comando. Na Câmara de Vereadores a disputa é mais ampla. São 272 pessoas numa busca ferrenha por uma das 13 cadeiras, muitos deles investindo dinheiro que se somados os salários e vantagens de quatro anos de mandato, não pagaria o investimento da campanha. Eis a pergunta: Por quê? Talvez seja o amor pela cidade! (Eu sou sempre otimista) Ou talvez outra coisa que saibamos, mas na hora da eleição ignoramos.

Continua

Como essa eleição é atípica com várias restrições e de tiro curto, ou seja, com pouquíssimo tempo para a divulgação de propostas, a campanha promete ser acirrada e reservando surpresas. E o que você quer do novo prefeito? Já pensou nisso? Que tipo de cidadão é você? É aquele que realmente analisa de forma racional cada candidato, seu passado, seu histórico profissional e ético? Ou é aquele do tipo que faz parte do grupo que se enquadra na famosa frase “Brasileiro tem memória curta”. Ou é daqueles que se está empregado ou tem um familiar recebendo um contra cheque mensal da prefeitura, compra a briga do prefeito como se ele fosse o último bastião da moralidade e competência? Ou talvez esteja mesmo é de olho no que algum candidato possa lhe ofertar de vantagem? Tem aqueles que adoram achar que garantindo uns sacos de cimento, uns tijolos ou algo similar estarão bem na fita. Tem os que seguem o efeito manada. E há aqueles que realmente usam do bom senso para refinar sua decisão em cima de propostas palpáveis aliado a um misto de pragmatismo e consciência de quem, dentro das reais possibilidades, pode de fato ser o melhor para a cidade no momento. Esse que vos escreve aqui, é desse último time. Sou do time que não acredita em salvador da pátria. E olha que existem muitos que ainda acreditam nessa lenda que sempre ressurge nas eleições. Há quem saia no tapa ou perca amizade por conta da “lenda” em que acreditam.

Que Deus abençoe esta terra que um dia ousou ser a primeira a romper com a monarquia e que façamos uma escolha que não nos faça arrepender pouco tempo depois.

A pergunta do tópico continua: O que você quer do novo prefeito?

Itaperuna é um polo regional, onde orbitam mais de uma dezena de cidades que não sobreviveriam sem a estrutura que oferecemos. Se não fosse essa cidade, o Noroeste seria de fato um deserto. Eis aí a nossa responsabilidade enquanto maior cidade. E o que um prefeito com sensibilidade e principalmente competência e espírito de liderança faria? Pegaria esse ativo nas mãos e lideraria o crescimento da cidade e também o regional. É obrigação do maior e mais estruturado município ser líder de fato nesse contexto. Pra liderar é preciso saber que precisa crescer, querer fazer e principalmente reunir as credenciais pra isso.

Continua

O que não podemos é eleger um prefeito limitado em todos os aspectos, que pensa pequeno, que não viaja pra ver o que as melhores cidades estão promovendo; que tem no DNA o câncer do populismo em “criar a dificuldade pra vender a facilidade”; que não caia na tentação de fazer da prefeitura uma extensão da sua casa; que corra o risco de manter os serviços básicos num nível baixíssimo; que não invista em tecnologia; que não consiga transitar em meio a quem tem o poder de decisão nas mãos; que não trata a geração de emprego como primordial e que não pensa a cidade para os próximos 20 anos no mínimo.

Essa cidade tem tudo para ser grande, respeitada, moderna. O que falta? Essa pergunta é para todos nós!

Continua

Temos 9 cidadãos ávidos pelo poder disputando seu voto, todos eles se mostrando por aí como os melhores e mais capacitados para liderar Itaperuna nos próximos 4 anos. Importante também falar nos vereadores. São 13 cadeiras nesta primordial peça do tabuleiro da cidade e 272 cidadãos querendo ocupar uma delas. E como você escolhe o seu vereador?

A pandemia tirou ainda mais a economia brasileira dos trilhos, as discussões morais tomaram mais força no país do que as que dizem respeito ao crescimento econômico, tecnológico e estrutural dessa terra tupiniquim e no meio desse miolo, assim como todas as cidades, está Itaperuna suplicando pela sobrevivência. As dificuldades dos próximos anos serão muitas. Será preciso muita resiliência e capacidade de liderança do próximo prefeito e dos 13 vereadores para realmente alavancar essa Itaperuna rumo ao um patamar aceitável.

Continua

Eis aí a sua grande responsabilidade nesta eleição. Sim, a responsabilidade é sua, é minha, é de todos nós. Somos nós quem escolheremos esses representantes no próximo dia 15 de novembro. Responda-se estas perguntas: O que você quer para Itaperuna daqui pra frente? E a quem você dará esta responsabilidade de conduzir essa cidade rumo a um futuro melhor? Que Deus abençoe esta terra que um dia ousou ser a primeira a romper com a monarquia e que façamos uma escolha que não nos faça arrepender pouco tempo depois. Até dia 15…

 




Diretor de conteúdo

Moda online

E aí, doutor,