Informações de contato

Rua Dimpina Pereira Schwartz, 186
Bairro: Governador Roberto Silveira, Itaperuna-RJ

Estamos prontos para te atender
COMPORTAMENTO

Um olhar sobre manipulações

Já pensou em quanto você manipula e é manipulado?

Se tem coisa que o ser humano lida quase que diariamente é com a tal da manipulação. Interesses não declarados podem nos levar de um lado para o outro sem, ao menos, nos darmos conta que estamos em um jogo onde as intencionalidades reinam. Esse é o mundo, seja na política, na economia, passando pelos relacionamentos e assim por diante.

Talvez, em um primeiro momento, pode parecer que manipular situações não é algo correto e que pessoas boas não fazem esse tipo de coisa. Mas, é por causa dessa impressão que gostaria de dividir uma breve visão com vocês a respeito disso.

Continua

Acredito que há categorias de manipulações que devemos observar, pois existem aquelas que não fogem à ética e que utilizam ferramentas para influenciar sem lançar mão da mentira. São técnicas que facilitam a conquista de algum objetivo. Quer um exemplo? A mulher que passa maquiagem para ficar mais bonita e seduzir o coração de algum pretendente. Ela utilizou de um recurso para provocar uma leve distorção na percepção de alguém. E por que ninguém a acusa de mentirosa ou mau-caráter? Porque há algumas manipulações bem intencionadas e outras não.

A omissão é também uma forma bem comum de se manipular. Se você quer vender alguma coisa, certamente não será citando seus pontos fracos que conseguirá isso, compreende? Se pararmos para pensar por alguns instantes, seríamos capazes de fazer uma lista bem grande de situações onde nós mesmos manipulamos as outras pessoas sem peso na consciência, pessoas queridas e amadas.

Mas a questão é: como identificar se a manipulação que faço é ética ou não?

Em primeiro lugar, acredito que, na maioria das vezes, a sua própria consciência comunicará se o que você está fazendo é algo inapropriado ou não. A consciência humana é a lâmpada da nossa alma, ela mesma já cumpre um papel incrível de nos apontar os caminhos para sermos pessoas melhores. Porém, ouvi-la e acatar os seus conselhos faz parte de uma decisão pessoal de cada um, afinal podemos simplesmente ignorá-la. E como isso é comum!

Continua

Outro ponto seria o fato do ingrediente ¨mentira¨ ser adicionado na tentativa de facilitar as coisas. A mentira é sempre um indicativo de que os valores foram deixados de lado. Afinal, trata-se do engano na sua faceta mais antiga. Ou seja, se para manipular alguma situação, você precisar misturar mentira, as coisas já foram por água abaixo, infelizmente.

Se pararmos para pensar por alguns instantes, seríamos capazes de fazer uma lista bem grande de situações onde nós mesmos manipulamos as outras pessoas sem peso na consciência, pessoas queridas e amadas.

É por isso que pessoas boas, como acredito que você também seja, devem tomar muito cuidado ao se embrenhar pelas vielas da manipulação, pois a linha é muito fina entre aquilo que podemos considerar saudável daquilo que prejudicará os outros. Na dúvida, não faça nada e aja com 100% de sinceridade. A verdade nua e crua pode não ser tão sedutora, porém, ela nunca te colocará em maus lençóis. Atente-se a isso.

Por fim, pense nas consequências geradas pelo que você se propõe a manipular. Existem coisas que são apenas referentes a volumes de vendas ou impressões causadas que pouco afetará a vida do próximo. Por exemplo, alguns influenciadores digitais que ostentam números bem duvidosos sobre seguidores reais versus comprados. No fim, isso não é nada tão importante. Porém, a partir do momento que pessoas são prejudicadas, significa que a técnica de distorção da realidade passou totalmente do ponto. Caso esta seja a sua situação, eu recomendo que você dê passos para trás e recomece de maneira coerente e honesta, porque, sinceramente, não acredito que conseguimos escapar de sermos manipulados e de manipular também cotidianamente.

Continua

No mais, o meu desejo é que as intenções por trás das nossas atitudes reflitam um bom coração e não o contrário. Não tem nada melhor do que colocar a cabeça no travesseiro, ter uma excelente noite de sono que só a consciência limpa pode proporcionar.




Publicitário itaperunense que reside em São Paulo. Um observador do cotidiano, de onde extrai suas inspirações para compartilhar aqui na Estilo Off. É também cantor e amante da boa gastronomia. E-mail: mauriciorcunha@gmail.com

Ser feliz em si mesma(o)!

Um novo mundo com desafios