Informações de contato

Rua Dimpina Pereira Schwartz, 186
Bairro: Governador Roberto Silveira, Itaperuna-RJ

Estamos prontos para te atender
POLíTICA

Eles querem ser prefeitos de Itaperuna

Quem são os pré-candidatos que pretendem disputar a eleição e garantir o posto de dono da cadeira principal da prefeitura da Pedra Preta?

A pandemia da Covid-19 tem dividido as atenções com os noticiários da crise política no Governo Federal, mas as eleições de prefeito e vereador continuam no radar de um ano atípico. Programada como de costume para o primeiro domingo de outubro, o pleito pode ter um adiamento estratégico este ano. O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, vem ouvindo especialistas em saúde que recomendam realizar o primeiro turno da eleição entre a segunda quinzena de novembro e o início de dezembro, podendo, inclusive, ter uma ampliação do horário de votação para 12 horas e divisão de horários entre faixas etárias. Tudo, porém, vai depender de aprovação do Congresso Nacional.

 

 

Mas e os candidatos a prefeito de Itaperuna?

Enquanto o TSE não bate o martelo, a campanha já anda rolando solta em Itaperuna. Acompanhando a lei, eles ainda se apresentam como “pré-candidatos”, mas o fato é que já estão em plena disputa para mostrarem suas credenciais e com isso tentarem conquistar a confiança do eleitorado em meio a um clima de desconfiança e desânimo com a Covid e a economia.

Começamos hoje a mostrar um pouco de quem são os pré-candidatos que tentarão disputar a vaga de prefeito de Itaperuna que assumirá a partir de 1 de janeiro de 2021.

Fizemos esse primeiro apanhado com as informações públicas que temos de histórico de cada um ou com o que eles dispõem em seus canais oficiais nas redes sociais.

Com o desenrolar dos dias, faremos uma cobertura mais ampla, mostrando fatos, tentando ouvir e questionar os prefeitáveis sobre suas intenções para os próximos quatro anos em Itaperuna.

Vem então saber quem são suas opções para a eleição deste ano.

 

 

 

Alfredão

O ex prefeito Alfredão (PSD) tenta voltar à cadeira que foi sua entre 2013 a 2016 quando se elegeu com 31.900 votos numa conjuntura que tinha os ex prefeitos Péricles Olivier e Jair Bittencourt Jr. como pilares de sustentação. Nos dois primeiros anos de mandato seguiu trabalhando debaixo das rédeas do grupo político que o ajudou a se eleger e a partir de 2015 assumiu uma postura mais independente. À época, com seu grupo político rachado, decidiu não concorrer à reeleição.

De vendedor de picolé quando criança, a auxiliar de marcenaria até chegar ao posto de Técnico de Eletrotécnica da extinta CERJ, quando assumiu o posto de coordenador dos programas “Luz na Escuridão” e “Luz no Campo”, Alfredão também tem no currículo o curso de formação em professor e Engenharia Elétrica, além de uma pós-graduação em Docência do Ensino Superior.

Instagram @alfredaoitaperuna

Facebook: Alfredão Itaperuna

Coronel Boechat

Cleverson Boechat Tinoco Ponciano, mais conhecido como Coronel Boechat, é mais um militar que tenta chegar ao posto de chefe do executivo de Itaperuna surfando na onda do crescimento dos candidatos oriundos da caserna. Coronel da Reserva do Exército, ele é especialista em logística e gestão pública. Possui graduação em Engenharia Civil, Direito e Ciências Militares e Administração de Empresas, essas feitas na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), principal centro de formação superior do Exército. Comandou a 4ª Inspetoria de Contabilidade Financeira do Exército em Juiz de Fora. Boechat é filho de Antônio Ponciano Filho e Otília Boechat Tinoco Ponciano, ambos com raízes em Boa Ventura e Valão do Cágado. Seu perfil nas redes aponta uma amizade com o vice-presidente Hamilton Mourão. É filiado ao Avante.

 Instagram @cel.boechat

Facebook Coronel Boechat

 

 

 

 

Eugenio Velloso

Aos 42 anos, o empresário Eugenio Velloso lança mão de uma candidatura a prefeito de Itaperuna. Nascido em Salvador, Bahia, ainda criança foi morar em Nova Friburgo onde ficou até seus 32 anos e há 10 reside na Pedra Preta. Segundo Tenente da reserva do Exército, pai de três filhos, diretor-consultor de empresas e proprietário do provedor de internet Itanet, onde gera 150 empregos diretos e 50 indiretos, é filiado ao PRTB, partido do Vice Presidente Hamilton Mourão.

Instagram @eugeniovellosooficial

Facebook: Eugenio Velloso

 

Jeane Hespanhol

Jeane Hespanhol é a única mulher no grupo de pré-candidatos. Ela ganhou visibilidade política ao assumir a titularidade da Secretaria de Meio Ambiente no governo do prefeito Marcus Vinícius. Após o afastamento do prefeito do cargo em 2019, ela foi exonerada pelo interino Rogerinho e assumiu logo depois uma assessoria na Secretaria Estadual de Cultura, no governo Witzel, no qual era responsável por atuações da pasta no interior. Embora tenha sido secretária de Vinícius, ela afirma nas redes sociais que não mantém atualmente nenhum vínculo político com ele, não se obrigando a qualquer aproximação. Preside o PMB (Partido da Mulher Brasileira) em Itaperuna e é por ele que pretende disputar a prefeitura da Pedra Preta.

Instagram: @jeane_hespanhol

Facebook: Jeane Hespanhol

Kadu Novaes

 Kadu é nascido e criado em Itaperuna e é um dos pré-candidatos a prefeito que vem trabalhando há mais tempo na cidade no período que antecede à eleição. Seu nome gira nas rodas de conversa há um bom tempo. Casado, pai de três filhos e avô, Kadu é empresário, dono da “Loja do Kadu”, onde vende material de papelaria e informática. Seu perfil oficial nas redes sociais aponta experiência em gestão por mais de 15 anos em uma multinacional e MBA em Gestão Pública.  É filiado ao Republicanos.

 

Instagram: @kadunovaesoficial

Facebook: Kadu Novaes

Marcus Vinícius

Marcus Vinícius dispensa maiores apresentações. O atual prefeito, ao que tudo indica, será candidato à reeleição. Alçado ao posto de chefe do executivo com uma vitória histórica com a campanha aclamada da chamada “Família 22”, onde conquistou 37.333 votos (66,99% dos votos válidos), ele vem tentando provar que merece a confiança da população para mais quatro anos liderando o município. Acumulando inimizades ao longo do mandato, como a com seu antigo ex aliado e atual Vice Prefeito Rogerinho, Vinícius foi afastado do cargo por oito meses acusado de má gestão e voltou ao posto no fim do ano passado, porém ainda amarga denúncias do Ministério Público que pede um novo afastamento seu. O atual dono da principal caneta do executivo municipal é filiado ao DEM. Rondam notícias nos bastidores que, caso decida não concorrer à reeleição, a candidata substituta seria a primeira dama, Camila Pires.

Instagram @drviniciusprefeito

Facebook Dr Marcus Vinicius

Rogério Garcia

Rogério Garcia é filho do ex-prefeito José Cerqueira Garcia, que governou a cidade entre 1959 a 1962. Ex-vereador e presidente da Câmara Municipal nos anos 2000, Rogério é funcionário aposentado da Receita Estadual, onde atuou em Itaperuna e Santo Antônio de Pádua. Filiado no PDT de Leonel Brizola, Rogério tenta chegar ao posto que um dia foi de seu pai.

Instagram @rogeriogarcia.itaperuna

Facebook: Rogério Garcia

Rogerinho Boechat

Rogerinho Bandole Boechat é outro que dispensa maiores apresentações. Atual Vice Prefeito, ele compôs a chapa vitoriosa com Marcus Vinícius com o qual rompeu logo nos primeiros meses de mandato. Assumiu a cadeira principal em março de 2019 com o afastamento de Vinícius do cargo e deixou o posto em outubro com a volta do alcaide por ordem da justiça. Foi vereador no mandato de 2013 a 2016 e disputou por três vezes uma vaga de deputado estadual. Aos 55 anos é filiado ao Solidariedade e vai tentar, desta vez como ator principal, chegar ao posto de chefe do executivo municipal.

Instagram @bandoleboechatii

Facebook Rogerinho Vice Prefeito




Diretor de conteúdo

Itaperuna X Covid 19

Diálogos Femininos