Informações de contato

Rua Dimpina Pereira Schwartz, 186
Bairro: Governador Roberto Silveira, Itaperuna-RJ

Estamos prontos para te atender
COMPORTAMENTO

Dúvidas na adolescência

A adolescência é uma fase cheia de mudanças e muitas dúvidas, por isso, nós convidamos a Doutora em Ginecologia pela UNICAMP, Renata Gontijo, para esclarecer algumas dúvidas que as meninas podem ter nessa fase da vida.

Segundo a médica, o ideal é que a garota faça a primeira visita ao especialista assim que tiver a primeira menstruação, ou até mesmo antes, se julgar necessário.

As principais questões nesta faixa etária, estão relacionadas com as inseguranças quanto ao próprio corpo, seu desenvolvimento e as características sexuais que estão se iniciando. Geralmente, as queixas das adolescentes são referentes a irregularidades menstruais, corrimento vaginal e cólica menstrual.

Muitas também vão à consulta em busca de orientação sexual e contraceptiva, porém têm dificuldade em falar sobre suas necessidades por medo, vergonha ou timidez.

A dra Renata listou algumas das principais dúvidas recorrentes com que se depara nessas consultas. Vamos conferir?

 

Tenho muita cólica, dor de cabeça e dor nos seios durante a TPM. Isso é normal?

É normal ter cólica antes e durante o período, dor de cabeça, inchaço nas mamas… Deve-se realizar uma investigação detalhada quando a paciente não apresentar melhora dos sintomas após o uso de analgésicos e anti-inflamatórios e também quando aparecem com intensidade tal que chegam a comprometer as atividades cotidianas.

A diferença entre o tamanho dos seios é normal?

Toda mulher tende a ter uma mama diferente da outra. Isso às vezes nem é tão perceptível. Mas, em muitas, uma mama vai ser maior ou mais alta.  No período da adolescência, acontece de uma mama crescer muito mais rápido do que a outra..

Às vezes parece que eu sinto algo “escorrendo” na calcinha. É normal?

A secreção vaginal normal (também chamada de fisiológica) pode ser produzida em volume variável de acordo com a fase do ciclo em que a mulher se encontra. Normalmente ela é clara (transparente ou levemente amarelada), não apresenta odor e não causa outros sintomas.

Quais exames preciso fazer e de quanto em quanto tempo? E qual a frequência das consultas?

A visita deve ser, no mínimo, uma vez por ano e é feito o exame físico geral nas mamas e órgãos pélvicos, além de solicitar os outros exames (sangue, ultrassom e urina).

O que fazer quando a menstruação atrasa, mesmo que eu nunca tenha tido uma relação sexual?

Isso pode ser considerado normal, principalmente se a adolescente está nos dois primeiros anos depois da primeira menstruação, por amadurecimento do sistema reprodutor .Então, se ela menstruou a primeira vez com 12 anos, até os 14 o ciclo menstrual pode ficar um pouco irregular, podendo atrasar alguns dias, ou vir perto do outro.

Qual o período considerado correto para uma menstruação regular?

O normal é que ela ocorra entre 26 e 35 dias após os primeiros dias da menstruação anterior.

Toda mulher precisa tomar anticoncepcional? Como escolher o melhor método?

Existem outros métodos contraceptivos, mas os métodos hormonais são mais eficientes do que a camisinha para evitar uma gravidez não planejada. O ginecologista vai avaliar qual o melhor método para você .

A dica é sempre buscar orientação nessa fase tão importante da vida! Escolha um profissional de confiança que te acompanhará e ajudará com as dúvidas, medos além de orientar a fim de evitar problemas futuros!

 




Redatora & parceira

A MULHER NO SÉCULO XXI